Egito: Dicas a reter

As dicas que se seguem encerram mais uma série de posts dedicados a um país que visitei. Desta vez, foi o Egito. No total, foram 24 entradas sobre este país fantástico que ainda tenta sobreviver de uma convulsão política que atirou o turismo local para níveis de décadas atrás. A crescente islamização operada pelo actual … Continuar a ler “Egito: Dicas a reter”

Egito: Dia 10 – Um regresso ensombrado pela greve

Na véspera de regressar da viagem ao Egito, recebi no meu email uma mensagem da Easyjet alertando-me para os efeitos imprevisíveis provocados pela greve do pessoal de terra no aeroporto de Barajas, em Madrid. Ficámos de imediato muito preocupados e sem saber bem o que fazer ou como reagir no dia seguinte, quando tínhamos programados … Continuar a ler “Egito: Dia 10 – Um regresso ensombrado pela greve”

Egito: Oásis Hotel e Grand Pyramids Hotel, Cairo

O Cairo, como qualquer outra grande metrópole, oferece uma boa gama de hóteis, resorts e hostels, para todas as carteiras e gostos. Mas sendo uma das maiores cidades do mundo, com quase 25 milhões de pessoas, é essencial saber onde ficar. Se vai para negócios, o melhor é ficar instalado na zona de Midan Tahrir … Continuar a ler “Egito: Oásis Hotel e Grand Pyramids Hotel, Cairo”

Egito: Os sabores locais

Primeiro estranha-se, depois entranha-se. Nunca o velhinho ditado português se adequou tanto como à minha experiência com a gastronomia egípcia. Na verdade, a possibilidade de não me adaptar à comida local foi o meu maior receio antes dos 10 dias que por ali passei. A adaptação às gastronomias locais é, para mim, o maior desafio … Continuar a ler “Egito: Os sabores locais”

Egito: Dia 9 – Alexandria, da prosperidade ao declínio

Alexandria, a segunda maior cidade do Egito, já não aparenta ter a prosperidade que tão bem a caracterizava na época de Alexandre, o Grande, em 332 a.C., e que a levou a rivalizar com a grande Roma. A cidade está em declínio e pouco resta da magnificência desse tempo. Mas é injusto a maioria dos … Continuar a ler “Egito: Dia 9 – Alexandria, da prosperidade ao declínio”

Egito: Arredores do Cairo, porque não?

Confesso que até hoje não sei porque não visitei Memphis, a antiga capital do Egito no Império Antigo e de grande parte do período faraónico. É, talvez, a única coisa de que me arrependo de não ter feito no Egito. Mas tinha tido tempo para isso, porque o ideal era combinar a visita a este … Continuar a ler “Egito: Arredores do Cairo, porque não?”

Egito: Dia 8 – Abrandando o ritmo em Saqqara e Dashur

Saqqara e Dashur são dois sítios arqueológicos situados bem próximos do Cairo onde se podem ver pirâmides da civilização egípcia sem aquele grande afluxo de turistas que é frequente encontrar em Giza. Os locais não são acessíveis por transportes públicos, pelo que o meio de deslocação até aos dois sítios arqueológicos é frequentemente feito em … Continuar a ler “Egito: Dia 8 – Abrandando o ritmo em Saqqara e Dashur”

Egito: Dia 7 – À descoberta da Cidadela

O que o Museu Egípcio teve para mim de desilusão, a Cidadela compensou nessa mesma tarde com admiração. E isto porque se trata de um verdadeiro complexo fortificado e do maior exemplo vivo no Cairo da arquitectura islâmica, com vários exemplos de mesquitas dos Mamelucos e dos Otomanos, assim como do tempo de Salah al-Din. … Continuar a ler “Egito: Dia 7 – À descoberta da Cidadela”

Egito: Dia 7 – Uma desilusão chamada “Museu Egípcio”

A manhã do sétimo dia no Egito estava reservada para o Museu Egípcio, localizado no coração do Cairo, em plena praça Midan Tahrir. E, ainda hoje, passados mais de 5 meses após essa visita continuo a achar que dá dó o estado de degradação e o modo como estão expostas as mais de 12 mil … Continuar a ler “Egito: Dia 7 – Uma desilusão chamada “Museu Egípcio””

Egito: Dia 6 – O Cairo Islâmico e Fatimita

Depois de ter visto o planalto de Gizé, nomeadamente as pirâmides e a esfinge, e de ter descansado a tarde toda, a mini-van do operador turístico apanhou-nos pontualmente no hotel para irmos jantar fora, num restaurante tipicamente cairota, e, por fim, conhecer o tão famoso Mercado de Khan al-Khalili, ou seja, o tão falado Cairo … Continuar a ler “Egito: Dia 6 – O Cairo Islâmico e Fatimita”