Sal: conselhos e dicas a reter

Cabo Verde, e a ilha do Sal em particular, vão proporcionar-lhe umas férias de sonho, a apenas quatro horas de avião de Portugal. Aproveite que ali está para relaxar e apanhar sol. Pode ir o ano inteiro, caso tenha o passaporte válido. O visto turístico tira-se à entrada. Não precisa de ter grandes cuidados de … Continuar a ler “Sal: conselhos e dicas a reter”

Sal: um roteiro pela ‘ilha lunar’

A maior parte das atrações turísticas da ilha do Sal vê-se rapidamente em um dia, em excursões que duram apenas algumas horas. Os tours partem geralmente dos resorts e hóteis situados no sul, em Santa Maria ou Ponta Preta, prosseguindo depois para norte. Ao longo do caminho, as excursões vão parando nas principais pontos, nomeadamente … Continuar a ler “Sal: um roteiro pela ‘ilha lunar’”

Sal: alojamento no ClubHotel Riu Funaná

O ClubHotel Riu Funaná é uma escolha a ter em conta caso queira passar umas férias de sonho na ilha do Sal em Cabo Verde. O hotel encontra-se localizado numa zona natural inesquecível, com acesso direto a uma praia paradisíaca, a praia de Ponta Preta. Na verdade, este hotel é um verdadeiro resort de luxo, … Continuar a ler “Sal: alojamento no ClubHotel Riu Funaná”

Sal: Santa Maria e Ponta Preta, as melhores praias da ilha

A vila de Santa Maria, situada no sul da ilha do Sal, é o local escolhido pela maioria dos turistas para se hospedar. Todos os grandes resorts e hotéis estão concentrados na pequena vila. Estão distribuídos ao longo da primeira linha de uma praia de areia fina e branca, cuja água do mar é quente, azul … Continuar a ler “Sal: Santa Maria e Ponta Preta, as melhores praias da ilha”

Cabo Verde: Sal, a ilha onde tudo começou

As ilhas de Cabo Verde ao contrário daquilo que se possa pensar têm muito pouco de verde. Desengane-se quem vai para lá à procura de algo repleto de vegetação abundante, como os Açores por exemplo. Por ali, a cor predominante é mesmo o castanho. Castanho até perder de vista. Não é difícil por isso imaginar o … Continuar a ler “Cabo Verde: Sal, a ilha onde tudo começou”

Egito: Dicas a reter

As dicas que se seguem encerram mais uma série de posts dedicados a um país que visitei. Desta vez, foi o Egito. No total, foram 24 entradas sobre este país fantástico que ainda tenta sobreviver de uma convulsão política que atirou o turismo local para níveis de décadas atrás. A crescente islamização operada pelo actual … Continuar a ler “Egito: Dicas a reter”

Egito: Dia 10 – Um regresso ensombrado pela greve

Na véspera de regressar da viagem ao Egito, recebi no meu email uma mensagem da Easyjet alertando-me para os efeitos imprevisíveis provocados pela greve do pessoal de terra no aeroporto de Barajas, em Madrid. Ficámos de imediato muito preocupados e sem saber bem o que fazer ou como reagir no dia seguinte, quando tínhamos programados … Continuar a ler “Egito: Dia 10 – Um regresso ensombrado pela greve”

Egito: Oásis Hotel e Grand Pyramids Hotel, Cairo

O Cairo, como qualquer outra grande metrópole, oferece uma boa gama de hóteis, resorts e hostels, para todas as carteiras e gostos. Mas sendo uma das maiores cidades do mundo, com quase 25 milhões de pessoas, é essencial saber onde ficar. Se vai para negócios, o melhor é ficar instalado na zona de Midan Tahrir … Continuar a ler “Egito: Oásis Hotel e Grand Pyramids Hotel, Cairo”

Egito: Os sabores locais

Primeiro estranha-se, depois entranha-se. Nunca o velhinho ditado português se adequou tanto como à minha experiência com a gastronomia egípcia. Na verdade, a possibilidade de não me adaptar à comida local foi o meu maior receio antes dos 10 dias que por ali passei. A adaptação às gastronomias locais é, para mim, o maior desafio … Continuar a ler “Egito: Os sabores locais”

Egito: Dia 9 – Alexandria, da prosperidade ao declínio

Alexandria, a segunda maior cidade do Egito, já não aparenta ter a prosperidade que tão bem a caracterizava na época de Alexandre, o Grande, em 332 a.C., e que a levou a rivalizar com a grande Roma. A cidade está em declínio e pouco resta da magnificência desse tempo. Mas é injusto a maioria dos … Continuar a ler “Egito: Dia 9 – Alexandria, da prosperidade ao declínio”