O conjunto histórico e monumental de Mérida

Mérida é um local de paragem obrigatória no caminho que separa Portugal da Andaluzia, região a sul de Espanha. Capital desde 1983 de outra região espanhola, a Extremadura, Mérida destaca-se pelo seu conjunto arqueológico monumental e impressionante, pleno de construções da época romana e árabe. Os motivos de interesse são de tal ordem que a … Continuar a ler “O conjunto histórico e monumental de Mérida”

A herança árabe e os pueblos blancos da Andaluzia

A Andaluzia é a maior região autónoma de Espanha e, talvez por isso, aquela que mais surpresas reserva ao visitante, geralmente atraído por heranças culturais fortes e cidades plenas de história. Percorrê-la de carro, de uma ponta a outra, ao longo de vários dias, é simultaneamente uma constante surpresa e um deleite para os olhos … Continuar a ler “A herança árabe e os pueblos blancos da Andaluzia”

Uma Páscoa diferente no Parque Warner, em Madrid

O Parque Warner em Madrid é garantia de um dia bem passado. E desengane-se quem pensa que o parque temático, o segundo maior de Espanha, é apenas para a criançada. Os adultos também têm ali lugar, nem que seja para experimentarem a queda vertiginosa da ‘La Venganza del Enigma’, a segunda atração mais alta em … Continuar a ler “Uma Páscoa diferente no Parque Warner, em Madrid”

Visita rápida ao Museu do Prado

O Museu do Prado, localizado no Paseo del Prado, em Madrid, contém o maior acervo mundial de pintura espanhola, em particular obras de Velázquez e de Goya. O espaço também contém preciosas colecções estrangeiras, particularmente de obras italianas e flamengas, reflectindo o poder da coroa espanhola, bem como o seu domínio no passado sobre o … Continuar a ler “Visita rápida ao Museu do Prado”

El Escorial e Valle de los Caídos

A localidade de San Lorenzo de El Escorial esconde dois dos monumentos mais interessantes que alguma vez poderá ver nos arredores de Madrid. O primeiro, bem no centro da pequena cidade, trata-se de um imponente e soturno palácio erguido pelo rei Filipe II para a morada final do seu pai, Carlos I de Espanha. Já … Continuar a ler “El Escorial e Valle de los Caídos”

O palácio real de Aranjuez

O Palácio Real de Aranjuez é o responsável pela vinda diária de milhares de turistas à pequena cidade de Aranjuez, situada a apenas alguns quilómetros de distância de Madrid. Ali, o luxo e a ostentação andam de mãos dadas em todas as suas salas barrocas reflectindo o bom gosto dos seus dois impulsionadores: os reis Fernando … Continuar a ler “O palácio real de Aranjuez”

O património cultural de Ávila

O conjunto muralhado de Ávila, de longe o monumento que melhor identifica a cidade, esconde no seu interior um centro histórico riquíssimo, de cariz medieval e renascentista. Casas de interesse, palácios, templos e praças compõem este património cultural e são a prova viva da sã convivência ao longo dos tempos de cristãos, judeus e mudéjares. … Continuar a ler “O património cultural de Ávila”

A cidade alta de Cuenca

Situada quase no centro da Península Ibérica, Cuenca destaca-se pela excepcional fusão do seu espaço arquitectónico com a natureza que a envolve. Na verdade, a cidade de Cuenca encontra-se dividida em duas: a cidade baixa, de cariz mais moderno e sem muitos atractivos na minha opinião, e a cidade alta, de aspecto puramente medieval. É … Continuar a ler “A cidade alta de Cuenca”

O trio de luxo de Segóvia

Segóvia é mais uma daquelas cidades espectacularmente bem situadas e classificadas como património mundial pela Unesco cuja visita é obrigatória se estiver a passar alguns dias em Madrid. Assente num alto promontório rochoso e ladeado por dois rios, o centro histórico de Segóvia reúne ingredientes mais do que suficientes para uma visita de pelo menos … Continuar a ler “O trio de luxo de Segóvia”

Toledo, por detrás da muralha

Por detrás da velha muralha que delimita bem o centro histórico de Toledo esconde-se muita da riqueza e história da cidade. Uma história que se inicia bem no auge do Império Romano e que continua com os Visigodos, que chegaram a fazer de Toledo a sua capital. As muitas igrejas que foram nascendo na cidade … Continuar a ler “Toledo, por detrás da muralha”