Sal: alojamento no ClubHotel Riu Funaná

O ClubHotel Riu Funaná é uma escolha a ter em conta caso queira passar umas férias de sonho na ilha do Sal em Cabo Verde. O hotel encontra-se localizado numa zona natural inesquecível, com acesso direto a uma praia paradisíaca, a praia de Ponta Preta. Na verdade, este hotel é um verdadeiro resort de luxo, de categoria 5 estrelas, que funciona no regime de tudo incluído, 24 horas por dia, oferecendo uma série de serviços aos seus clientes. É o típico hotel de pulseira ‘All Inclusive’, que permite a quem nele se instala relaxar e usufruir de múltiplas atividades de entretenimento, com comida e bebida disponíveis a qualquer altura do dia.

No total, o resort tem quase seis centenas de quartos, todos eles com capacidade para duas pessoas. Em alguns, há possibilidade de ter ainda um sofá-cama ou uma cama king size. Todos os quartos têm Wi-Fi, casa de banho privativa, cofre, televisão com satélite, ar condicionado, ventilador de tecto, frigobar e varanda ou terraço. Há sempre garrafas de água com gás e sem gás no quarto. Infelizmente, não há quartos perto da primeira linha de água, mas em alguns é possível ver a praia, ao longe. Foi o meu caso, felizmente.

Jardins do hotel

Os quartos estão distribuídos ao longo de um grande jardim, aglomerados em seis edifícios de dois andares cada. Estes edifícios são anexos ao principal e estão dispostos em torno da zona das piscinas. E é nesta zona que se concentra a maior parte dos hóspedes que, diariamente, apenas quer relaxar. As duas piscinas ali existentes são grandes. Além de uma zona de hidromassagem, uma delas tem também espreguiçadeiras dentro da própria água. Por sua vez, a outra piscina tem um swim-up bar. O acesso a espreguiçadeiras é gratuito sendo as toalhas entregues aos hóspedes pelos funcionários do hotel. No fim do dia, são devolvidas para que possam ser reutilizadas no dia seguinte. Também há Wi-Fi na zona.

Panorâmica da zona das piscinas com swim-up bar à esquerda
Piscinas no ClubHotel Riu Funana
Espreguiçadeiras na zona das piscinas do ClubHotel Riu Funana

Junto da área das piscinas está localizado o ‘Mambana’, o restaurante grill que à noite funciona com reserva antecipada. É um dos três restaurantes temáticos que o resort tem e que funcionam nesses moldes. Os outros são o ‘Mandalay’, com cozinha asiática, e o ‘Kulinarium’. Mas é no principal, no ‘Espargos’, localizado no edifício principal do resort, que melhor se come dada a enorme variedade de oferta diária dos seus buffets.

Restaurante ‘Espargos’ e o seu buffet

No pequeno-almoço há, por exemplo, pães e pastelaria diversa cozidos na hora. Numa bancada enorme, funcionárias do hotel cozinham tudo, designadamente ovos mexidos, cozidos ou estrelados, bacon, feijão, carne, salsichas, entre outras. O pequeno almoço é ainda muito rico em frutas tropicais. O almoço também não deixa nada a desejar. Há sempre uma zona com muitas saladas e entradas, outra de sobremesas e fruta, uma outra que produz no momento massas, pizzas e lasanhas e uma outra área onde diariamente se confeccionam vários tipos de carne e de peixe. De várias formas.

Assado ao jantar no ClubHotel Riu Funana

É à noite, ao jantar, que este buffet ganha realmente vida. Todos os dias, à entrada do restaurante, há sempre uma surpresa que transforma o espaço, fazendo o jantar daquele dia ser muito diferente do anterior. Por vezes há uma enorme mesa de queijos que marca essa diferença. Às vezes é o marisco. Noutro dia, a comida mexicana. No seguinte, os doces… Há sempre algo temático que permite às pessoas desenjoar um pouco da comida do dia-a-dia. À noite, há ainda uma enorme peça de carne a ser assada no momento, bem como fondue de chocolate com gelado e espetos de fruta. É muita comida mesmo. E de muita qualidade. Os vegetarianos e os celíacos não terão problemas por ali.

Dia de queijos ao jantar no ClubHotel Riu Funana
Dia de sobremesas ao jantar no ClubHotel Riu Funana

Junto ao ‘Espargos’ há ainda um enorme lobby com terraço e vista para o jardim onde pode tomar um café e relaxar. Este lobby partilha, simultaneamente, espaço com a área de recepção do hotel. Caso queira aproveitar melhor o ambiente noturno, também pode. Há diariamente espectáculos e música ao vivo, um bar e uma discoteca, ‘Pacha’, que abre seis vezes por semana. Para quem é mais aventureiro há ainda a oportunidade de praticar imensos desportos. A maioria está relacionada com o mar, como o caiaque, o snorkel, o bodyboard ou o windsurf. Caso tenha curiosidade, pode ainda iniciar-se na prática do mergulho, nas piscinas do hotel.

Lobby do ClubHotel Riu Funana, D.R.
Espaço de espectáculos ao vivo no ClubHotel Riu Funana, D.R.

O ClubHotel Riu Funana tem ainda uma área infantil com piscina para os mais pequenos. Além de ginásio, há também jacuzzi, banho turco, cabeleireiro e um centro de wellness. Este último é pago e conta com um salão de beleza, que disponibiliza massagens e vários outros tipos de tratamentos. É perto desta zona que se dá o acesso do hotel à praia de Ponta Preta. O caminho é de terra batida, não acessível a carros e é frequentado por guias turísticos locais que tentam vender excursões pela ilha. Na praia há espreguiçadeiras na areia para usufruto gratuito dos hóspedes do hotel.

Praia do ClubHotel Riu Funana
Praia do ClubHotel Riu Funana

O resort foi construído ao lado do Riu Palace Cabo Verde. Este é um pouco mais caro por ter mais serviços e por estar localizado mais próximo da praia. Os dois funcionam como hotéis gémeos e localizam-se a 1,5 quilómetros da vila de Santa Maria. Ambos foram parcialmente remodelados no verão/outono de 2016. Os hóspedes do Funaná não têm acesso ao Palace, mas estes podem aproveitar os serviços do Funaná.

Complexo com hotéis RIU na ilha do Sal, D.R.

Comparativamente ao Gran Bahia Príncipe Akumal, que conheci na viagem ao México, o ClubHotel Riu Funaná peca por não ser enorme como este. A área de piscinas, apesar de grande, é mais pequena face àquilo que se espera. Não tem, por exemplo, espaço para todos os hóspedes caso esteja muito vento na praia, algo muito comum em Cabo Verde. Ainda assim fiquei muito bem surpreendido com o complexo do resort. Sem dúvida, instalar-me-ei em outros da mesma cadeia hoteleira espalhados por esse mundo fora. Obrigado RIU.

Pontuação do hotel: 9 em 10.

Para mais informações sobre o hotel, por favor clique aqui.

Leia aqui os restantes artigos sobre a ilha do Sal, em Cabo Verde:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *