São Miguel V – roteiro por Ponta Delgada

Os principais pontos turísticos de Ponta Delgada estão localizados muito perto uns dos outros e alcançam-se facilmente a pé, num passeio de uma manhã. A principal cidade da ilha de São Miguel, nos Açores, é um misto de estilos arquitetónicos, embora os edifícios do centro da cidade tenham praticamente a mesma cara, fruto da sua construção à base de basalto. Ponta Delgada tem aproximadamente 70 mil habitantes, metade da população total da ilha. A cidade é totalmente plana e espraia-se junto de uma baía natural, ocupada na sua maior parcela pelas chamadas ‘Portas do Mar’. Por se encontrar logo numa das entradas do centro da cidade, bem paredes-meias com o oceano, sugiro que comece a visita à localidade indo ao Forte de São Brás.

Forte de São Brás

A fortaleza foi construída na segunda metade do séc. XVI, a mando de D. João III, com o objetivo de defender a cidade de Ponta Delgada e assegurar, em simultâneo, o controlo das rotas comerciais no Atlântico norte. A construção do forte impunha-se dada a quantidade de saques e pilhagens levada a cabo pelos piratas naquela época, atraídos à ilha pelas riquezas dos navios, vindos da América, África e Europa. A construção do Forte de São Brás assemelha-se a um polígono, com quatro baluartes nos ângulos. No seu interior encontra-se uma Praça de Armas e vários edifícios distintos. Um deles alberga o Museu Militar dos Açores. O espaço conserva um espólio impressionante, relacionado com a história militar do arquipélago.

Forte de São Brás
Forte de São Brás

Praça Gonçalo Velho Cabral e Portas da Cidade

Perto do Forte de São Brás está a praça Gonçalo Velho Cabral. Esta tem uma estátua ao centro em homenagem a Gonçalo Velho Cabral. Este foi primeiro capitão donatário das ilhas de São Miguel e de Santa Maria. Gonçalo Velho Cabral foi, igualmente, o responsável pelo povoamento das duas ilhas no séc. XV. É nesta praça que se encontra ainda um dos monumentos mais característicos de Ponta Delgada: as Portas da Cidade.

As Portas da Cidade foram, originalmente, construídas em 1783 num local situado mais a leste do que o atual. No séc. XX, no início da década de 50, as portas originais foram, contudo, demolidas e mandadas reconstruir no praça Gonçalo Velho Cabral. As Portas da Cidade são um monumento constituído por três arcos feitos de basalto. O arco central, o maior, tem no seu topo alguns elementos barrocos, bem como as armas de Portugal e do município de Ponta Delgada.

Praça Gonçalo Velho Cabras com Portas da Cidade atrás
Portas da Cidade

Igreja Matriz de São Sebastião

Quase em frente da praça Gonçalo Velho Cabral está a Igreja Matriz de São Sebastião. Construída entre 1531 e 1547, no local de uma antiga ermida, a igreja é uma mistura de três estilos arquitetónicos. Tem traços de manuelino, de gótico tardio e de barroco, este último introduzido no séc. XVIII, com as modificações operadas na fachada da igreja. No seu interior é possível ver uma sacristia repleta de azulejos, mobiliário feito de jacarandá (uma espécie de árvore da América subtropical), imagens dos sécs. XVII e XVIII e trabalhos vários em cedro esculpido.

Igreja Matriz
Igreja Matriz

Paços do Concelho

Próximo do largo onde se encontra a Igreja Matriz de São Sebastião e da praça Gonçalo Velho Cabral, está o edifício dos Paços do Concelho. Este foi construído nos sécs. XVII e XVIII. É atualmente a sede da Câmara Municipal de Ponta Delgada e tem uma torre sineira, visitável, de 1724. Os Paços do Concelho estão localizados num largo com esse mesmo nome, onde é frequente, no Verão, realizarem-se diversos espectáculos ao ar livre.

Paços do Concelho

Teatro Micaelense

O Teatro Micaelense é hoje em dia um grande centro cultural e de congressos em Ponta Delgada. O seu nome vem de um antigo teatro, localizado num jardim da cidade, datado do séc. XIX, destruído num grande incêndio. O espaço onde hoje em dia se encontra o Teatro Micaelense foi em tempos ocupado por uma igreja e um convento.

Teatro Micaelense

Mercado Municipal de Ponta Delgada

O principal mercado da cidade está localizado na rua da Graça, em pleno centro histórico de Ponta Delgada. É no mercado que poderá descobrir melhor os produtos locais, nomeadamente a famosa pimenta da terra, o inhame, o ananás dos Açores, os queijos açoreanos, entre vários outros. O mercado foi construído em 1848 e passou a reunir desde então, no mesmo espaço, os vários produtores locais.

Portas do Mar

As Portas do Mar são um grande espaço de lazer, conforto e de atração em Ponta Delgada. Estão localizadas junto da orla marítima, bem no centro da cidade. A zona foi requalificada em 2008 e dotada desde então de diversos equipamentos. Tem um pavilhão para a realização de eventos culturais, um parque automóvel subterrâneo, um anfiteatro e uma marina de recreio, com capacidade para 440 embarcações e vários edifícios de apoio. O local tem uma enorme galeria comercial e várias zonas de lazer e de restauração.

Portas do Mar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *